"Deixe o som te levar"...

Ouvir música é uma atividade gostosa e relaxante...
Mexe com as emoções, equilibrando-as.
Na educação, se utilizada como recurso, facilita a aprendizagem.
Na Educação Infantil auxilia os pequenos na aprendizagem devido ao seu caráter lúdico.
No Ensino Fundamental permite a assimilação de informações de forma dinâmica e descontraída.
Na Educação Especial, abre possibilidades de aprendizagens para as crianças com deficiência.
A música é a alma da vida.
Portanto, entre neste universo e deixe-se levar...

quinta-feira, 12 de março de 2009

De que forma a Música vem sendo trabalhada em sala de aula?




Ao longo do tempo, podemos perceber que a música vem sendo mais trabalhada em sala de aula, mas será que os professores estão fazendo bom uso dela? A música é uma forma de expressão e não pode jamais ser vista como um passatempo, ou ser trabalha de maneira descontextualizada. É necessário que o professor tente sempre explorar o que ela tem de melhor a oferecer e que não deixe de considerar também sua poesia, sua melodia, seu encanto. Necessário se faz que haja uma conciliação entre os prazeres que a música proporciona, sua importância como forma de expressão do que pensamos e sentimos e também como algo que crítica e transforma a realidade.

Talvez muitos não tenham parado para analisar o papel social da música na nossa realidade. Em moviementos como o Tropicalismo, percebemos que além da critíca que havia no discurso musical, mesmo apesar da linguagem figurada(que possibiltava que as pessoas expressassem seus pontos de vista, o que no momento não era permitido naquele contexto histórico) a música também influenciou o comportamento das pessoas que enfrentavam aquele período...

O que nos interessa agora é saber como você, professor, tem trabalhado com a linguagem musical em sala de aula, se tenta explorar as varias possibilidades que ela tem de uso, se tem percebido o carater social e muitas vezes ideologico que estão presentes nela. O que visamos aqui é uma discussão sobre como tratabalhar a linguagem musical no contexto escolar e com certeza, através dessas reflexões será possivel uma visão mais ampla sobre esse assunto, o que melhorará os resultados alcançados na nossa prática pedagógica.


(ACOS)

5 comentários:

  1. Vivemos em mundo impregnado de cores, formas e sons.A música permeia a nossa vida em todas as facetas. Portanto, quando a escola nega o trabalho com música nega a realidade. Além disso, o trabalho com música pode tornar a sala de aula em um ambiente estimante e prazeroso. Se os professores de matemática, por exemplo, utilizassem a música como recurso facilitador da aprendizagem talvez essa disciplina deixasse de ser o "bicho-papão" da educação.

    ResponderExcluir
  2. A educação merece todo nosso esforço para dar o melhor a nosso aluno. Que pelo Menos se cumpra o objetivo pelo qual se vai a escola.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog com um tema tão rico como o uso da música como ferramenta pedagógica e suas diversas formas de uso. Sou adépta deste instrumento por acreditar que aprender cantando, até mesmo brincando, é ir ao encontro da infância e às espectativas dos nossos alunos. Que cresça essa ideia!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa iniciativa. Para a educação não há limites nem fronteiras, tudo é permitido. Falar de e sobre música com os alunos, inserir conteúdos por meio de composições, estudar períodos históricos fica muito mais fácil e prazeroso aos olhos de nosso alunos...Enfim, música e educação combinam perfeitamente em sala de aula, além do que existem músicas, ritmos para todos os tipos de gostos e todos com fundo educativo.

    ResponderExcluir